Pular para o conteúdo

3 Inimigos Mortais que Impedem sua Evolução como Programador

E ai Devs! 💚

Recebi um e-mail do Diego Fernandes da Rocketseat que achei muito interessante e quis compartilhar com vocês.

Nossa mente cria bastante obstáculos que nos fazem querer desistir da Programação, e você deve entender que todos passamos por isso.

Quando você conhece o problema é mais fácil de soluciona-lo. Então veja a seguir os 3 Inimigos Mortais que Impedem sua Evolução como Programador

1. O primeiro inimigo é o Mago Acadêmico. Ele te faz acreditar que você precisa entender toda a engenharia por trás de cada linha de código pra ser um bom programador.

Mas depois de 4 anos na faculdade você descobre que ainda não está pronto para o mercado, enquanto programadores sem nenhuma formação estão ocupando as melhores vagas e se destacando.

E contra esse inimigo a melhor arma é a prática. Assim como para falar você não precisa entender tudo de gramática, nem para dirigir um carro você precisa saber tudo de mecânica.

2. O segundo inimigo é o Senhor Complexo. Ele tenta te convencer que tudo deve ser extremamente seguro e que cada microssegundo conta na performance, mesmo que a sua aplicação tenha 2 acessos por ano e todas as informações sejam públicas.

E aí você passa a querer utilizar todas as tecnologias possíveis em um único projeto, independente do objetivo ou momento desse projeto. E quem é pego por esse inimigo dificilmente consegue tirar uma ideia do papel.

Contra esse inimigo a melhor arma é ser pragmático. É aí que entram conceitos como Agile, e aqui fica muito claro que a teoria precisa caber na realidade, e nunca o contrário.

3. Finalmente, o terceiro inimigo é o Mister Typo. E não se engane por ele parecer inocente, porque ele é o que vai te dar mais trabalho e pode até te fazer desistir da profissão.

Ele é o responsável por 98% dos erros que aparecem na sua aplicação, e muitos programadores passam horas e até dias lutando contra ele antes de descobrir que na verdade era só um ponto e vírgula que faltava.

Contra esse inimigo só precisa ter um pouco de paciência, o olhar atento e principalmente, o ESLint instalado e bem configurado. Afinal, você não vai deixar um ponto e vírgula acabar com a sua carreira, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.