Decidiu que irá seguir carreira como programador? Veja 5 passos para aprender lógica de programação e sair na frente!
Aprender lógica de programação é literalmente dar o primeiro passo em sua carreira de programador. No entanto, embora seja o início, o grau de dificuldade é enorme.
Porém, para aqueles que persistirem no aprendizado, em pouco tempo já terão dominado os princípios da programação, e daí em diante o aprendizado será mais fácil.
Existem muitas formas de aprender lógica de programação, e as mais indicadas, no início, são jogos. De fato, alguns jogos ajudam muito na hora de aprender lógica de programação, e o xadrez é o mais indicado para isso.
No entanto, montar cubos mágicos pode ser outra excelente forma de aprendizado. Cabe a você escolher entre essas opções.
Vejamos 5 passos para aprender lógica de programação.
1 – Jogando jogos
Além de ser divertido, jogar determinados jogos pode te ensinar sobre lógica de programação indiretamente. Em suma, a lógica de programação nada mais é do que organizar ferramentas de forma a trabalharem juntas, visando um propósito específico.
Assim, não importa quais sejam as ferramentas, praticar a lógica irá ajudar direta ou indiretamente a construir programa sofisticados.
Um ótima jogo para isso é o xadrez. No xadrez, o jogador deve mover algumas peças visando a captura do rei adversário. No entanto, cada peça tem sua regra específica, e cabe ao jogador fazer bom uso delas.
Dessa forma, enquanto o jogador está pensando em jogadas, os mesmos mecanismos para solucionar problemas de programação estão sendo utilizados, o que irá facilitar bastante na hora de codificar seus programas.
2 – Entender cada parte do programa
Todo programa, não importa seu tamanho, pode ser segmentado em diversos programas menores. Assim, uma aplicação avançada nada mais é do que várias aplicações menores rodando de forma ordenada.
Um exemplo disso, por exemplo, é um programa simples para ordenar valores numéricos: temos primeiro que ler o valor numérico, em seguida precisamos compará-lo aos demais valores, e por fim devemos colocar cada valor em seu lugar.
Note que foram 3 aplicações rodando para um único propósito, e para aprender lógica de programação, o ideal é montar uma parte por vez. Assim, não se sinta mal ao escrever pequenos programas no início, pois eles são a base de grandes aplicativos.
Se quiser ir direto para a programação, foque em algumas funções específicas da linguagem que está aprendendo. No Python, por exemplo, é interessante aprender sobre listas, o laço For e o laço While. Apenas com esses conhecimentos já será possível realizar programas legais.
Uma coisa legal que você pode estar aplicando desde o início é o conceito de módulos. Em suma, um módulo é um conjunto de funções que podem ser chamadas em seu código principal.
Dessa forma, é possível criar um módulo com as operações de média, mediana, e assim por diante, e somente chamá-las para dentro de seu código quando for necessário. Essa técnica é muito utilizada por programadores profissionais, pois deixa o código muito mais limpo.
3 – A melhor forma de aprender lógica de programação é refletir sobre o problema
Ter um problema em mente enquanto estuda lógica de programação é essencial para seu pleno desenvolvimento. Porém, algo ainda mais indispensável é a reflexão acerca do problema em que está trabalhando.
Em uma primeira análise, escreva da melhor forma que puder o que seu programa deve fazer, assim como os passos para realizar cada função. Feito isso, você pode tentar usar pseudocódigo para escrever seu algoritmo.
Lembre-se que o intuito é aprender a desenvolver técnicas para solucionar problemas, portanto não fique preso a organização de seu código, nesse primeiro momento. No futuro, quando estiver mais avançado em seus estudos, verá que uma boa organização é muito importante no mundo da programação.
4 – Leia o código de pessoas experientes e tente entendê-los
Essa técnica funciona melhor para pessoas que já entendem bem alguma linguagem de programação, porém sentem a necessidade de atualização. Dessa forma, basicamente você deve encontrar códigos sobre o que está estudando e descrevê-los o melhor que puder.
Se possível, baixe o código que será estudo e abra-o em uma IDE. Além disso, você pode acompanhar o funcionamento do código pela ferramenta de debug presente na IDE, o que irá facilitar bastante o processo.
Estudar dessa forma irá aumentar sua maturidade em programação exponencialmente. No entanto, é bem provável que fique frustrado no início, pois ler o código de outra pessoa pode ser complicado.
Se isso acontecer com você, escreva seu próprio código e tenha como gabarito o da outra pessoa. Mas fique atento, pois não é para fazer uma cópia, mas sim uma implementação que retorne os mesmo resultados.
Dessa forma, você só irá consultar o código gabarito caso fique travado em alguma parte. Por fim, quando finalizar seu código, compare ambos os códigos, e veja quais melhorias pode fazer no seu programa.
Embora seja uma forma lenta de aperfeiçoamento, é a que mais traz benefícios para seu aprendizado.
5 – A prática leva a perfeição
A prática leva a perfeição, e isso é uma verdade também no mundo da programação. Uma ótima forma de praticar é propor problemas para você mesmo solucionar. Se estiver começando agora, contente-se em resolver alguns desafios matemáticos.
Aqui vão alguns desafios para você resolver:
- Entre 1 e 10000, quanto números primos existem?
- Qual é o Mínimo Múltiplo Comum entre 5, 30 e 77?
- Qual é o Máximo Divisor Comum entre 25, 50, 75 e 100?
- Como você quebraria uma senha com 6 dígitos numéricos?
- E se essa senha possuísse caracteres também, como faria o código?
Embora sejam simples, esses exercícios são bastante desafiadores para quem está aprendendo lógica de programação. Você pode procurar por vários exercícios como esses na internet.
Além disso, quando estiver em um patamar mais avançado, poderá começar a pensar em aplicações para facilitar seu cotidiano. Já imaginou produzir um aplicativo Mobile somente seu? As possibilidade para ele são infindáveis!
Para aprender sobre lógica de programação, validamos e indicamos:
Curso Lógica de Programação da Danki Code
Aprenda a pensar e agir como um Programador e crie sistemas inteligentes e robustos. Com o curso você será capaz de pensar de forma crítica como faz um desenvolvedor consolidado.
E ai gostou do artigo? Deixe um comentário.