Na computação, armazenamento de dados e transmissão de dados, a codificação de caracteres é usada para representar um repertório de caracteres por algum tipo de sistema de codificação.
A codificação de caracteres é o processo de mapear caracteres de um conjunto de símbolos para um conjunto de valores numéricos que podem ser armazenados e manipulados por um computador. A codificação de caracteres é uma parte essencial da computação moderna, pois permite que os computadores processem e exibam texto em diferentes idiomas e scripts.
A codificação de caracteres também é conhecida como conjunto de caracteres ou mapa de caracteres.
Veja a seguir os tipos mais conhecidos:
ASCII
ASCII ou Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação, é um esquema de codificação de caracteres e foi o primeiro padrão de codificação.
A codificação ASCII foi criada em 1963 e é uma das codificações de caracteres mais antigas e amplamente utilizadas. Ele mapeia 128 caracteres diferentes, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números, pontuação e caracteres especiais, para valores numéricos de 0 a 127. A codificação ASCII é limitada a caracteres em inglês e não suporta acentos ou caracteres especiais em outros idiomas.
Como o nome já diz é um padrão que atende bem os americanos.
ANSI
ANSI ou Instituto Nacional Americano de Padrões, o equivalente à nossa ABNT.
ANSI é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1918 que é responsável por desenvolver e promover padrões para várias indústrias nos Estados Unidos, incluindo a indústria de tecnologia da informação.
Em relação à codificação de caracteres, a ANSI criou várias especificações, incluindo a ANSI X3.4, que é também conhecida como a codificação ASCII estendida. A codificação ASCII estendida é uma versão da ASCII que suporta um conjunto mais amplo de caracteres, incluindo caracteres acentuados usados em idiomas europeus, bem como caracteres especiais, símbolos matemáticos e outras representações gráficas.
ANSI é essencialmente uma extensão do conjunto de caracteres ASCII, pois inclui os caracteres do ASCII.
Resumindo, não existe codificação ANSI, é apenas a solução americana para lidar com caracteres internacionais já que o ASCII não atendia bem.
Unicode
É um padrão universal criado por um Consórcio americano, incluindo empresas como Adobe, Apple, Google, HP, IBM, Microsoft e Xerox.
A Unicode é uma codificação de caracteres universal que suporta uma ampla variedade de idiomas e scripts, incluindo caracteres chineses, japoneses, coreanos e árabes, entre outros. A Unicode mapeia cada caractere para um valor numérico exclusivo, permitindo que os computadores exibam e manipulem texto em diferentes idiomas.
É um padrão para ser utilizado em qualquer lugar do mundo e pode representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.
O Unicode cobre quase todos os idiomas em uso atualmente.
Unicode – UTF-8
A codificação UTF-8 é uma das codificações de caracteres Unicode mais populares e usa um esquema de codificação de comprimento variável para representar caracteres, permitindo que ele suporte uma ampla variedade de caracteres com um tamanho de arquivo relativamente pequeno.
UTF-8 – geralmente o mais utilizando no Brasil. Usa 1 byte para representar caracteres no conjunto ASCII, dois bytes para caracteres em vários outros blocos alfabéticos e três bytes para o restante do BMP (Basic Multilingual Plane). Caracteres suplementares usam 4 bytes. Tamanho Otimizado.
Unicode – UTF-16 e 32
UTF-16 e UTF-32 são duas outras codificações de caracteres da Unicode que usam um esquema de codificação de comprimento fixo, em oposição ao esquema de codificação de comprimento variável do UTF-8.
O UTF-16 mapeia cada caractere para um valor numérico de 16 bits e é capaz de representar todos os caracteres Unicode, incluindo os caracteres raros e menos comuns. No entanto, o UTF-16 requer mais espaço de armazenamento do que o UTF-8 para representar o mesmo texto, uma vez que cada caractere é representado por dois bytes em vez de um.
O UTF-32, por sua vez, mapeia cada caractere para um valor numérico de 32 bits, permitindo que ele represente todos os caracteres Unicode. O UTF-32 requer ainda mais espaço de armazenamento do que o UTF-16 e é relativamente menos comum do que outras codificações de caracteres da Unicode, mas pode ser útil em certas situações em que a precisão máxima da representação de caracteres é necessária.
É importante notar que a escolha de uma codificação de caracteres depende da aplicação específica e das necessidades de armazenamento e processamento de caracteres. O UTF-8 é geralmente a codificação de caracteres mais amplamente utilizada devido à sua eficiência de espaço e à sua capacidade de suportar uma ampla variedade de caracteres, enquanto o UTF-16 e o UTF-32 podem ser úteis em situações que exigem precisão máxima na representação de caracteres.
UTF-16 – usa 2 bytes para qualquer caractere no BMP (Basic Multilingual Plane) e 4 bytes para caracteres complementares. Tamanho Equilibrado.
UTF-32 – usa 4 bytes para todos os caracteres. Maior Performance.
Confuso?
Passamos apenas alguns conceitos básicos e os tipos mais usados em codificação de caracteres, o que você precisa saber é que são importantes e necessários para programadores nós programadores(as), sendo assim, vale a pena aprofundar-se no assunto.