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O Glossário da Programação

Glossário do Programador

Fala, Devs! 😎

Na nossa área de programação, entender diversos termos técnicos é fundamental para acelerar o aprendizado e dominar as ferramentas do dia a dia. Pensando nisso, criamos um glossário para te ajudar a navegar pelos termos mais usados no mundo da tecnologia.

Neste post, você vai encontrar explicações simples, diretas e, claro, constantemente atualizadas sobre os principais termos da programação. Favorita essa página para garantir acesso rápido sempre que precisar. 😀


Aa

Algorithm – Algoritmo: um conjunto de passos para resolver um problema ou realizar uma tarefa.

API – Interface de Programação de Aplicações: permite que diferentes sistemas se comuniquem, compartilhando dados e funcionalidades.

Array – Matriz: uma estrutura de dados que armazena vários valores em uma única variável.


Bb

Boolean – Um tipo de dado que só pode ser VERDADEIRO ou FALSO.

Breakpoint – Um ponto no código onde a execução é interrompida para análise.

Bug – Erro ou defeito em software ou hardware que causa mau funcionamento.


Cc

Class – Classe: uma estrutura de programação que define propriedades e comportamentos de objetos.

Callback – Função passada como argumento para outra função, sendo executada após um evento ou tarefa.

Cloud Computing – Computação em Nuvem: prática de usar servidores remotos para armazenar, gerenciar e processar dados, em vez de servidores locais.

Call – Chamada – chamar uma rotina em uma linguagem de programação. Chamar uma rotina consiste em especificar o nome da rotina e, opcionalmente, os parâmetros.

Character – Caractere – no software de computador, qualquer símbolo que exija um byte de armazenamento.


Dd

Data Structure – Estrutura de Dados: uma forma de organizar dados em um sistema.

Data Type – Tipo de Dado: uma categoria de informações, como números, texto ou booleanos.

Database – Banco de Dados: coleção organizada de informações acessíveis eletronicamente.

Decode – Decodificar – decodificação refere-se à reversão do processo de um método de codificação.


Ee

Encapsulation – Encapsulamento: técnica que envolve o agrupamento de dados e métodos dentro de um único objeto.

Encryption – Criptografia: o processo de proteger dados transformando-os em um formato ilegível para pessoas não autorizadas.

Event-Driven Programming – Programação Orientada a Eventos: um paradigma onde a execução do código é orientada por eventos, como cliques de mouse ou teclado.

Exception (Exceção) – um erro que ocorre durante a execução de um programa.

Exponenciação – a potenciação ou exponenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência.


Ff

Framework – Estrutura de suporte com ferramentas e bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de software.

Float – Número com ponto flutuante (decimal).

Full Stack – Programador ou ferramenta que trabalha tanto no frontend quanto no backend.

Feature (Característica) – uma propriedade notável de um dispositivo ou aplicativo de software.

Function (Função) – um bloco de código reutilizável parametrizado que executa uma tarefa.


Gg

Gamification – gamificação significa usar técnicas de design de jogos digitais em contextos que não são de jogos, como educação, negócios ou social.

Garbage Collection – Coleta de Lixo: processo automático que libera memória não utilizada em aplicações.

Git – Sistema de controle de versão distribuído, amplamente usado para colaboração no desenvolvimento de software.

Geek – abreviação de nerd de computador, um indivíduo apaixonado por computadores, com exclusão de outros interesses humanos normais.

GUI – Interface Gráfica do Usuário: interação com o computador via elementos visuais (botões, ícones), em vez de linha de comando.


Hh

Hacker – Pessoa que explora os sistemas computacionais para entender seu funcionamento ou, em alguns casos, para explorá-los de maneira maliciosa.

Hard Disk – um disco magnético no qual você pode armazenar dados do computador. O termo hard é usado para diferenciá-lo de um disco flexível ou flexível.

Hardware – refere-se a objetos nos quais você pode realmente tocar, como discos, unidades de disco, telas, teclados, impressoras, placas e chips. Por outro lado, o software é intocável.

HTML – Hypertext Markup Language: linguagem padrão para criação de páginas web.

HTTP – Hypertext Transfer Protocol: protocolo utilizado para a transferência de informações na web.


Ii

iMac – um computador Apple destinado a casa, escola e pequenos escritórios e promovido pela Apple como um computador elegante e fácil de usar que supera outras opções de baixo custo. (no Br não haha!)

I/O – input/output – abreviação de entrada/saída. O termo E/S é usado para descrever qualquer programa, operação ou dispositivo que transfira dados para ou de um computador e para ou de um dispositivo periférico.

IDE – Integrated Development Environment: ambiente de desenvolvimento que reúne ferramentas essenciais como editor de código, depurador e compilador.

Inheritance – Herança: em programação orientada a objetos, é o conceito de uma classe derivar características de outra classe.

IoT – Internet das Coisas: rede de dispositivos físicos conectados à internet, coletando e compartilhando dados.


Jj

Java – Linguagem de programação amplamente utilizada para desenvolvimento de aplicações web e mobile.

JavaScript – Linguagem de script utilizada principalmente para adicionar interatividade a páginas web.

JSON – JavaScript Object Notation: formato leve de intercâmbio de dados, fácil de ler e escrever para humanos e máquinas.


Kk

KB – kilobyte – abreviação de kilobyte. Quando usado para descrever o armazenamento de dados, o KB geralmente representa 1.024 bytes.

Kbps – kilobits per second – abreviação de kilobits por segundo, uma medida da velocidade de transferência de dados. Modems, por exemplo, são medidos em Kbps.

Kernel – Núcleo de um sistema operacional responsável pela gestão dos recursos do computador.

Kubernetes – Plataforma de código aberto para automação de implantação, dimensionamento e operações de containers.


Ll

Label – um rótulo! Há muitas aplicações para esse termo na área de TI.

LAMP – short for Linux, Apache, MySQL and PHP, uma plataforma/pilha open-source para desenvolvimento web. 

Library – Biblioteca: um conjunto de códigos prontos e reutilizáveis que podem ser integrados em programas.

Load Balancer – Balanceador de Carga: distribui tráfego de rede ou aplicativos entre vários servidores para garantir que nenhum deles fique sobrecarregado.

Latency – Tempo de atraso na transmissão de dados.


Mm

Machine Learning – Aprendizado de Máquina: técnica de IA que permite que sistemas aprendam automaticamente com os dados, sem serem explicitamente programados.

Mainframe – Computador de grande porte usado por grandes organizações para processar vastas quantidades de dados.

Middleware – Software que conecta diferentes componentes de um sistema, permitindo a comunicação entre eles.

Mainframe – um computador muito grande e caro, capaz de suportar centenas ou até milhares de usuários simultaneamente.

Mask – Máscara – um filtro que inclui ou exclui seletivamente certos valores. Por exemplo, ao definir um campo de banco de dados, é possível atribuir uma máscara que indique que tipo de valor o campo deve conter.

Maximize – nas interfaces gráficas do usuário, para aumentar uma janela para o tamanho máximo.


Nn

Namespace – Espaço de Nomes: usado para organizar código e evitar conflitos de nomes em projetos grandes.

Node.js – Ambiente de execução para JavaScript, utilizado no desenvolvimento de backend.

Nameserver – um programa que traduz nomes de um formulário para outro. Por exemplo, a Internet conta com DNS (Domain Name Servers) que convertem nomes de domínio em endereços IP.

Native – referindo-se a uma forma original. Por exemplo, muitos aplicativos podem trabalhar com arquivos em vários formatos, mas o formato de arquivo nativo de um aplicativo é o que ele usa internamente.


Oo

Object-Oriented Programming – Programação Orientada a Objetos: paradigma de programação baseado no conceito de “objetos”, que podem conter dados e métodos.

Open Source – Software de código aberto: software cujo código-fonte está disponível publicamente para uso, modificação e distribuição.

Obsolete – Obsoleto – em computadores e tecnologia, o termo obsoleto significa que o hardware ou software não está mais em uso, mesmo que ainda esteja em boas condições de funcionamento.

Octal – refere-se ao sistema numérico de base 8, que usa apenas oito símbolos exclusivos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7).


Pp

Packet – Pacote – parte de uma mensagem transmitida por uma rede de comutação de pacotes.

Padding – Preenchimento – padding significa preencher o espaço não utilizado. Por exemplo, você pode adicionar preenchimento ao redor de uma imagem ao criar uma página da web.

Page – no processamento de texto, significa uma página de texto.

Protocol – Protocolo: conjunto de regras que define como os dados são transmitidos em uma rede.

Proxy – Servidor intermediário que atua entre o cliente e o servidor para filtrar ou redirecionar requisições.


Qq

Quad-core – um tipo de tecnologia multi-core que inclui duas matrizes de núcleo duplo separadas, em que dual-core significa uma CPU que inclui dois núcleos de execução completos por processador físico, instalados juntos em um pacote de CPU.

Quarantine – Quarentena – para mover um arquivo infectado, como um vírus, para uma área em que não possa causar mais danos. Lembrou do COVID que eu sei né? haha, tome precauções.

Query – inquerir – uma consulta é uma solicitação de informações de um banco de dados.

Queue – Fila: estrutura de dados ou sistema onde os elementos são processados na ordem em que são adicionados (FIFO – First In, First Out).


Rr

RAM – random access memory – RAM é um acrônimo para memória de acesso aleatório, um tipo de memória de computador que pode ser acessada aleatoriamente; ou seja, qualquer byte de memória pode ser acessado sem tocar nos bytes anteriores.

Read-only – capaz de ser exibido, mas não modificado ou excluído. Todos os sistemas operacionais permitem proteger objetos (discos, arquivos, diretórios) com um atributo somente leitura que impede que outros usuários modifiquem o objeto.

Reboot – para reiniciar um computador. No DOS, você pode reiniciar pressionando as teclas Alt, Control e Delete simultaneamente.

REST – Representational State Transfer: estilo de arquitetura para projetar serviços web.

Runtime – Tempo de execução: refere-se ao período em que um programa está sendo executado.


Ss

Schema – a estrutura de um sistema de banco de dados, descrita em uma linguagem formal suportada pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS).

Script – outro termo para macro ou arquivo em lote, um script é uma lista de comandos que podem ser executados sem a interação do usuário.

Scroll bar – uma barra que aparece na lateral ou na parte inferior de uma janela para controlar qual parte de uma lista ou documento está atualmente no quadro da janela.

Scrum – Metodologia ágil de desenvolvimento de software baseada em ciclos curtos de entrega, conhecidos como sprints.

SQL – Structured Query Language: linguagem usada para gerenciar e consultar bancos de dados relacionais.


Tt

Tab key – uma tecla nos teclados de computador que insere um caractere de tabulação ou move o ponto de inserção para a próxima parada de tabulação.

Table – tabela – refere-se a dados organizados em linhas e colunas. Uma planilha, por exemplo, é uma tabela. Nos sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, todas as informações são armazenadas na forma de tabelas.

Tag – um comando inserido em um documento que especifica como o documento, ou parte dele, deve ser formatado entre outros significados.

TypeScript – Linguagem de programação que estende o JavaScript, adicionando tipos estáticos.

Thread – Fluxo de execução dentro de um programa.


Uu

UML – abreviação de Unified Modeling Language, uma linguagem notacional de uso geral para especificar e visualizar softwares complexos, especialmente grandes projetos orientados a objetos.

UNIX – o UNIX é um sistema operacional (SO) multiusuário e multitarefa popular desenvolvido no Bell Labs no início dos anos 70.

Uppercase – uppercase são letras maiúsculas; lowercase são minúsculas.

UI/UX – User Interface/User Experience: refere-se ao design da interface do usuário e à experiência de uso em produtos digitais.

Uptime – Tempo de atividade: o tempo durante o qual um sistema está em operação.


Vv

variable – um símbolo ou nome que representa um valor. As variáveis ​​podem representar valores numéricos, caracteres, cadeias de caracteres ou endereços de memória.

vector – na programação de computadores, uma matriz unidimensional. Um vetor também pode significar um ponteiro.

vendor – fornecedor é outro nome para um vendedor, comerciante ou fornecedor.

Version Control – Controle de Versão: sistema que registra mudanças em arquivos ao longo do tempo para que versões específicas possam ser recuperadas posteriormente.


Ww

WAMP – acrônimo para Windows / Apache / MySQL / PHP, Python, (e / ou) PERL.

WAN – wide area network – uma rede de computadores que abrange uma área geográfica relativamente grande. Normalmente, uma WAN consiste em duas ou mais redes locais (LANs).

Web – World Wide Web – a Web, ou World Wide Web (W3), é basicamente um sistema de servidores da Internet que suportam documentos especialmente formatados.

WebSocket – Protocolo que permite comunicação bidirecional em tempo real entre clientes e servidores.


Xx

Xeon – uma linha de chipsets Pentium II da Intel lançada em 1998. Diferentemente dos chips Pentium II anteriores, que usavam um fator de forma do Slot 1, os chips Xeon usam o Slot 2.

Xerox – mais conhecida por suas copiadoras, a Xerox Corporation também teve uma influência profunda na indústria de computadores.

XML – abreviação de Extensible Markup Language, uma especificação desenvolvida pelo W3C. XML é uma versão reduzida do SGML, projetada especialmente para documentos da Web

XSS – Cross-Site Scripting: vulnerabilidade de segurança em aplicativos web que permite que um invasor injete scripts maliciosos em páginas web.


Yy

YAML – Ain’t Markup Language: uma linguagem de serialização de dados, frequentemente usada para arquivos de configuração, com uma sintaxe legível por humanos.

Yarn – Gerenciador de pacotes para JavaScript, criado pelo Facebook como alternativa ao npm, oferecendo maior performance e confiabilidade no gerenciamento de dependências.


Esse glossário será atualizado frequentemente, então fique à vontade para revisitá-lo sempre que surgir uma dúvida ou quiser revisar conceitos! Deixe nos comentários outros termos que você gostaria de ver aqui.

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